Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
Master’s Degree in
Veterinary Medicine
O Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV) da EUVG procura, através dos seus métodos de ensino-aprendizagem, articular a formação técnico-científica com o exercício da profissão.
O seu plano de estudos está estruturado para garantir o desenvolvimento das “Competências de Primeiro dia” da Medicina Veterinária.
As sessões teóricas e práticas são lecionadas de forma dinâmica e interativa, visando promover a compreensão crítica dos conceitos. A articulação entre os conteúdos teóricos e práticos permite que os princípios abordados reflitam situações concretas de natureza clínica, laboratorial ou industrial.
A estrutura curricular do MIMV integra, logo no segundo ano do curso, a realização de práticas integradas, que permite ao estudante, sempre acompanhado por um docente interno, responsável pela orientação científica e pedagógica do estudante, uma oportunidade de contacto com a realidade da profissão e de colocar em prática os conhecimentos e as competências desenvolvidos durante as sessões. Além disso, são promovidos vários seminários ao longo de toda a formação, destinados aos estudantes e à comunidade em geral, moderados por especialistas dedicados às mais diversas áreas da profissão, que visam o desenvolvimento dos saberes específicos do futuro médico veterinário.
O estágio curricular encontra-se no 11.º semestre do plano de estudos. O estudante, devidamente orientado pelo docente responsável, deve elaborar uma Dissertação que pode ser apresentada na modalidade de artigo científico (de acordo com Regulamento próprio), promovendo o desenvolvimento de projetos de I&D, que dá a conhecer textos que resultem de uma investigação científica de excelência. Anualmente, são atribuídas bolsas de mérito internas para apoiar projetos de investigação neste âmbito.
Desta forma, o médico veterinário formado pela EUVG possui uma formação abrangente e de grande qualidade a nível técnico-científico, que lhe permite desempenhar funções nas diversas áreas da profissão e/ou prosseguir uma especialização nas diversas vertentes da atividade.
Contactos
Coordenadora do Ciclo de Estudos
Professora Doutora
Sofia Duarte
Mais informações através de:
Telefone: 239 444 444
Saídas Profissionais
As competências conferidas pelo conhecimento teórico estruturado e pela elevada experiência prática hands-on garantida pelo plano curricular permite a formação de um Médico Veterinário altamente qualificado e preparado para o desempenho profissional nas principais áreas de atividade e saídas profissionais da Medicina Veterinária que incluem:
- Clínica de animais de companhia
- Clínica de Equídeos (equinos, asininos, muares)
- Clínica de Animais exóticos e selvagens
- Clínica de Animais de Produção e Rendimento
- Sanidade animal
- Saúde Pública Veterinária
- Produção e Melhoramento Animal
- Nutrição animal
- Inspeção Sanitária
- Tecnologia e Segurança Agro-Alimentar
- Controlo de qualidade alimentar dos produtos de origem animal
- Biotecnologia e diagnóstico
- Ensino e Investigação Científica
Plano Curricular
O ciclo de estudos desenvolve-se em regime diurno,
durante 11 semestres e totaliza 330 ECTS.
Condições de Acesso e Ingresso
Concurso Institucional
Provas de Ingresso para Ano letivo de 2024/2025 um dos seguintes conjuntos
- 02 Biologia e Geologia
- 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química
- 02 Biologia e Geologia e 16 Matemática
Nota Mínima:
Provas de ingresso: 95 pontos
Média do Secundário: 95 pontos
Número de vagas: 87
Classificação no ano letivo de 2023/2024
1º Fase
Primeiro colocado: 198.25
Último colocado: 130.70
2ª Fase
Primeiro colocado: 167.00
Último colocado: 164.75
Outras formas de acesso
Cálculo da nota de candidatura:
Nota de candidatura = (classificação do ensino secundário x 0,65) + (classificação das provas de ingresso x 0,35)
As metodologias de ensino e aprendizagem são monitorizadas na sua eficácia e adequação aos objetivos, por via de: participação de Estudantes e docentes nos inquéritos pedagógicos, com reflexão sobre resultados no âmbito do SIGQ e consequente tomada de decisões; balanços periódicos entre as figuras do Estudante Representante de Ano e o Docente Coordenador de Ano, partilhados em reuniões de coordenação de ano e Conselho Curso; balanços periódicos entre os Docentes de cada ano e entre os Coordenadores de Ano; Relatórios semestrais de Docência e Regência por UC, que enquadram aspetos de ensino-aprendizagem; reuniões periódicas de Conselho de Curso onde são identificadas boas práticas e dificuldades, apontando também propostas de adequação e melhoria; supervisão e intervenção do Conselho Pedagógico, com representação paritária de cada CE por docentes e por Estudantes (eleitos entre os pares), que debate e delibera sobre assuntos de natureza pedagógica e no qual todos contribuem para a atualização e adequação das metodologias propostas
O Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da EUVG está estruturado de acordo com a legislação nacional e comunitária vigente, e com os procedimentos padrão (SOP) emitidos pela EAEVE. A sua estrutura curricular foi elaborada no sentido de dotar os seus Estudantes com uma formação abrangente e adequada às diferentes áreas de intervenção da Medicina Veterinária, permitindo assim aos Médicos Veterinários formados nesta instituição desempenhar funções nas diversas áreas da profissão. O atual Plano de Estudos e a Estrutura Curricular ministrados na EUVG têm ‘provas dadas’ da sua adequação e eficiência formativa, com elevadas taxas de empregabilidade e com os seus graduados a desenvolver carreiras de destaque a nível nacional e internacional.
Contudo, a prossecução e operacionalização dos objetivos de aprendizagem são alvo de uma monitorização contínua através da auscultação inclusiva de Estudantes, funcionários Docentes e não Docentes, recém-diplomados, bem como locais de acolhimento de estágios.
A avaliação da aprendizagem dos estudantes é efetuada em função dos objetivos de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem contempla parcelarmente cada uma das áreas desenvolvidas pela UC (componentes de ‘saber saber’, saber fazer’ e ‘saber ser’), com a ponderação ajustada aos objetivos de aprendizagem, ao abrigo do disposto Regulamento Geral de Avaliação das Aprendizagens. Cada FUC é analisada periodicamente pela direção do DCV, com formação em práticas pedagógicas e de avaliação de conhecimentos, para assegurar a constante adequação entre os conteúdos e os instrumentos de avaliação da aprendizagem. Este processo é consubstanciado em metodologia análoga à utilizada para aferição das metodologias pedagógicas.
Área Científica | Nº de UCs | Aproveitamento (%) | Nº de UCs com taxa de reprovação > 30% |
---|---|---|---|
Ciências Clínicas | 33 | 84,7% | 2 |
Ciências Fundamentais | 27 | 83,2% | 4 |
Higiene Animal | 4 | 90,8% | 0 |
Produção Animal | 5 | 95,4% | 0 |
Outras | 5 | 96,4% | 0 |
Testemunhos
MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA (MIMV)
Grau atribuído: Mestre (MI)
Área CNAEF: 640 Ciências Veterinárias
Processo de Acreditação/ACEF/2021/0420302
Data da Publicação da Decisão do Conselho de Administração da A3ES: 28-09-2022*
Com Acreditação por 6 anos a partir de 31-07-2021
Número máximo de admissões: 105
Registo inicial: R/A-Ef 206/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 206/2011/AL01 de 19-01-2021
Registos de alteração: R/A-Ef 206/2011/AL02 de 06-04-2023
Nível de qualificação: 7
*disponível no link: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/medicina-veterinaria-14
Despacho n.º 6723/2023 – Diário da República n.º 119, 2.ª série de 21 de junho de 2023 retificado pela Declaração de Retificação n.º 683/2023, de 13 de setembro
Membro candidato à European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE) em processo de acreditação.
Candidate member of the European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE) accreditation process ongoing