Sobre a
EUVG
TOP 5 dos melhores cursos nacionais
de Medicina Veterinária
A Nossa História
A Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG) nasce da vontade da sua Entidade Instituidora, a Associação Cognitária Vasco da Gama (ACVG), cuja natureza jurídica é a de uma Associação sem fins lucrativos.
Foi no ano 2000, que a entidade Instituidora da EUVG iniciou duas áreas de atividade – Ensino Superior e Formação Profissional – dado que era propósito dos seus fundadores criar um projeto educativo integrado, com vários níveis de ensino, que veio a evoluir no sentido do desenvolvimento privilegiado da componente de ensino superior privado. Deu-se então início à criação da EUVG, que viria a culminar com o reconhecimento público e consequente instituição através do Decreto-Lei n.º 5/2001, de 10 de janeiro. Em setembro de 2000 (ano letivo 2000/2001), a EUVG dá início às suas atividades de formação superior universitária nas áreas de Medicina Veterinária, Arquitetura e Arquitetura Paisagista. Foi a primeira, e durante muitos anos, a única, instituição de ensino superior privado em Portugal, a ministrar o curso de Medicina Veterinária. Atualmente mantém-se como a única escola privada de ensino de Medicina Veterinária na grande Região Centro do país, correspondente à NUTII (Nomenclatura Oficial de Unidades Territoriais).
Principais alterações no modelo organizacional desde a sua criação
Desde a sua criação e até 2007, a EUVG não sofreu alterações significativas do ponto de vista organizacional. Nesse ano, a EUVG teve de proceder a ajustamentos com o objetivo de cumprir a nova legislação nacional (Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro). A grande novidade deste novo normativo legal – “Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) ” – foi a congregação num único diploma das disposições relativas ao ensino superior público e privado. Esta lei introduziu alterações significativas no modelo de organização e de governo das instituições de ensino superior, consagrando-lhes algumas possibilidades de escolha quanto aos formatos a adotar tendo em conta a missão, o historial e o contexto em que se inserem. A aplicação desta lei exigiu a elaboração e aprovação de novos estatutos para a EUVG, definindo-se a missão da instituição e as normas fundamentais da sua organização interna e do seu funcionamento nos planos científico, pedagógico, disciplinar, financeiro e administrativo, no estrito respeito da autonomia pedagógica, científica e cultural das instituições de ensino superior privadas, relativamente às suas entidades instituidoras. Da aplicação desta Lei destacam-se ainda, a determinação de paridade entre docentes e alunos, na composição dos órgãos pedagógicos e a criação da figura do provedor do estudante. Atualmente, e desde 2013, a EUVG está num novo espaço físico, concebido de raiz para a atividade de ensino e que foi adaptado para a concreta oferta formativa da EUVG. Esse espaço físico propicia o aumento de acessibilidades e melhores condições para continuar a desenvolver com qualidade todas as vertentes inerentes aos seus Ciclos de Estudos. O projeto educativo da EUVG, tem evoluído em vários domínios, pedagógico, científico, continuando anualmente a trabalhar ativamente para alargar a sua oferta formativa, desenvolvendo estratégias de melhoria constante da qualidade dos seus novos ciclos de estudos e dos ciclos de estudos em funcionamento. Esta linha de atuação tem vindo a mostrar-se bem-sucedida, como está evidenciado na permanente evolução das infraestruturas físicas, na diversidade dos recursos humanos, na manutenção da Acreditação de todos os seus Ciclos de Estudos e também na aprovação de novos ciclos de estudos.