GAPS

Gabinete de Apoio Psicológico e Social

Apresentação

O Gabinete de Apoio Psicológico e Social (GAPS) procura desenvolver estratégias de promoção do Bem Estar e ações de prevenção, nomeadamente contra o abandono escolar, o stress e a ansiedade. Neste âmbito, promove vários tipos de iniciativas sobre diversas temáticas, apoiando os seus estudantes desde a candidatura, até à inserção na vida ativa, passando pelo apoio psicológico e no âmbito da ação social, sempre que necessário. Desenvolve ainda mecanismos de apoio ao acompanhamento para estudantes com necessidades educativas especiais, guia e apoia na análise de processos de pedidos de bolsas de ação social, e de mérito, entre outros. Iniciativas Institucionais associadas:

Acolhimento

Sessão de boas-vindas aos novos estudantes no início de cada ano letivo, na qual participam os órgãos de direção da EUVG e da sua Entidade Instituidora, estudantes, antigos estudantes, pessoal docente e não docente e onde são apresentados os serviços disponíveis na Instituição, nomeadamente os disponibilizados pelo GAPS.

Acompanhamento

Observatório de Integração EUVG
Um grupo de trabalho organizado pelo Departamento de Ciências Veterinárias, em articulação com o GAPS, que visa garantir a proximidade com os estudantes, promover a integração, auscultar a comunidade acerca das necessidades identificadas neste âmbito, e identificar e sinalizar situações que careçam de acompanhamento.
Serviço de Apoio Psicológico
Serviço de apoio psicológico e aconselhamento por profissionais credenciados, em pleno respeito dos princípios éticos e deontológicos, prestado de forma discreta e sigilosa. Para agendamento de sessões deve ser utilizado o endereço de correio eletrónico gaps@euvg.pt

Monitorização

Acompanhamento as atividades de acolhimento organizadas pelos estudantes para os estudantes, garantindo que a EUVG permanece um espaço de liberdade, crítica e emancipação, que nenhum estudante é coagido a participar em atividades ou iniciativas sociais que não pretenda ou, em limite, que possam atentar contra a dignidade da pessoa humana.

Apoio

Bolsas Thomas Baillon
Através da Entidade Instituidora da EUVG, os estudantes podem usufruir da “Bolsa Thomas Baillon”, uma bolsa de mérito académico, à qual podem corresponder reduções (até 50%) nos pagamentos, conforme previsto no "Regulamento de pagamentos dos serviços de ensino prestados pela EUVG" – consultar o Anexo 1 ao Regulamento de Pagamentos
Bolsas de Estudo no âmbito da Ação Social
No âmbito do Despacho n.º 9619-A/2022 (2.ª série), de 4 de agosto - Regulamento de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, a EUVG presta apoio aos seus Estudantes, através de técnicos credenciados pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), no processo de acompanhamento e análise dos pedidos. Para mais informações, consultar o separador “Bolsas de Ação Social”

Contacto

Email: gaps@euvg.pt

Bolsas de Ação Social

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.
Todos os estudantes regularmente inscritos no Ensino Superior (Público ou Privado) têm acesso a este apoio, desde que reúnam as condições previstas na legislação atualmente em vigor, nomeadamente no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior. (consulte a informação completa no site da DGES)

Todo o estudante que pretenda candidatar-se a este apoio, deve considerar o seguinte:

A – Estudantes que realizaram Mudança de Instituição/Curso (pediram “Transferência”)
Deve informar os Serviços Académicos de que é proveniente de outra Instituição de Ensino Superior, para que o processo individual seja solicitado à Instituição de origem.

B – Estudantes que apresentaram candidatura ao Ensino Superior Público:
Caso tenha apresentado candidatura ao Ensino Superior Público (mesmo que em anos anteriores), ter-lhe-ão sido remetidos os códigos de acesso à plataforma de candidatura Be-On. Deve aceder à plataforma e submeter a candidatura. Caso tenha perdido os dados de acesso, deve solicitar a sua recuperação na mesma plataforma.

C – Estudantes que não apresentaram candidatura ao Ensino Superior Público:
Se nunca apresentou candidatura ao Ensino Superior Público (mesmo que em anos anteriores), deve consultar a apresentação disponibilizada acima e, posteriormente, remeter os dados abaixo indicados para o endereço de correio eletrónico gaps@euvg.pt.
Após o envio dos dados, ser-lhe-á gerado um código de acesso, para que proceda ao preenchimento da candidatura na plataforma Be-On.

Dados a enviar:

  • Nome completo:
  • Morada completa do Agregado familiar:
  • Código postal completo:
  • Género (M/F):
  • N.º de CC (incluindo código de controlo):
  • N.º de telefone (opcional):
  • N.º de telemóvel:
  • NIF:
  • NISS:
  • N.º de Estudante:
  • E-mail:
  • Ciclo de estudos que frequenta:
  • Data de ingresso no Ciclo de Estudos (DD/MM/AAAA):

O processo de registo só pode iniciar-se após admissão na EUVG e respetiva inscrição. O número de Estudante é obrigatório para o registo.