Mestrado em
Medicina Interna de Animais de Companhia

Plano Curricular

O Mestrado em Medicina Interna de Animais de Companhia da Escola Universitária Vasco da Gama proporciona aos profissionais graduados, portugueses e estrangeiros, uma formação avançada sobre o desenvolvimento de competências teóricas e práticas específicas na área da Medicina Interna de animais de companhia. Embora já tenha sido introduzida no decorrer do ciclo de estudo “Medicina Veterinária”, o aperfeiçoamento deste tema e as suas atualizações devem ser constantes.

Este processo formativo beneficia de uma abordagem metódica, dirigida e complementar à prática clínica, com vista à obtenção do grau académico de Mestre.

O ciclo de estudos funciona sob a forma de módulos intensivos, nos quais as sessões de contacto presencial decorrerão em períodos específicos, maioritariamente ao fim de semana. Este regime é um ponto importante para a conciliação entre a frequência presencial deste CE de formação académica avançada e a manutenção da atividade profissional. A formação modular permite ainda a otimização da gestão da aprendizagem e conhecimento em torno de temas mais específicos, bem como a integração e a sequenciação dos conhecimentos inerentes a cada uma das unidades curriculares (UC) definidas, com vista à aquisição fluida e orientada das diversas competências propostas.

Contactos

Coordenador do Ciclo de Estudos

Professor Doutor Hugo Vilhena

hugo.vilhena@euvg.pt

Mais informações através de:

Condições de Acesso​

Para ingressar num curso do segundo ciclo (Mestrado) na EUVG, o candidato deve cumprir uma das seguintes condições

  • Ser titular de um grau de Licenciatura em Medicina Veterinária pré-Bolonha
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pela Instituição como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos
  • Ser titular de um curso de ciclo de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV)
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que esteja de acordo com o processo de Bolonha ou seja reconhecido pela Instituição como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciatura (pré-Bolonha) ou Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Plano Curricular

O ciclo de estudo desenvolve-se em regime diurno,
durante 4 semestres e totaliza 120 ECTS.

Empregabilidade

Em atualização

Docentes

Em atualização

Nuno Carolino

Doutoramento em Ciência e Tecnologia Animal (2006) e Mestrado em Produção Animal (1999) pela Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Técnica de Lisboa

Investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV) com atividades na área da conservação e melhoramento genético animal. Professor Convidado do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama - Coimbra. Professor Convidado do Mestrado em Engenharia Agropecuária da Escola Superior Agrária de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra. Membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) da Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade de Lisboa. Presidente da Comissão Nacional de Coordenação e Acompanhamento do Plano Nacional para os Recursos Genéticos Animais. Ponto Focal Nacional para os Recursos Genéticos Animais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Representante Português no European Regional Focal Point for Animal Genetic Resources. Membro da Comissão Gestão e Acompanhamento do Banco Português de Germoplasma Animal (BPGA). Direção da Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA). Membro da Rede Conbiand - Asociación Sobre la Conservación de la Biodiversidad de los Animais Domésticos Locales para el Desarrollo Rural Sostenible. Editor Coordenador da Revista Actas Iberoamericanas de Conservación Animal (AICA). Professor em diversos cursos nacionais e internacionais sobre conservação e melhoramento genético animal e orientador de mais de 90 teses/estágios. Coordenador e participante em vários Projetos IED nacionais e internacionais. Orador em mais de 140 congressos/colóquios, autor de 13 livros/capítulos e de mais de 500 publicações científicas, técnicas e de divulgação

Ricardo Cabeças

Aluno de doutoramento em Eng. Biomédica com Mestrado em Patologia Experimental (2012) e Mestrado Integrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores - Ramo de Telecomunicações (2009)

Colaborador à Docência no Laboratório de Patologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2010 - 2018) no desenvolvimento de software e hardware no âmbito da investigação em patologia experimental, membro do conselho Editorial da Revista Portuguesa de Terapêutica Integrada (2014), membro do conselho Editorial da Revista Experimental Pathology and Health Sciences (2011 - 2016), Professor Assistente na Escola Universitária Vasco da Gama (2014- 2018 e 2021- até ao presente) nas UCs de Biofísica, Biomatemática no Mestrado em Integrado de Medicina Veterinária e de Licenciatura em Ciências Bioveterinárias, e nas UCs de Modelos Experimentais Abiológicos e Projecto de Investigação Experimental na Licenciatura de Ciências Bioveterinárias. Aluno de Doutoramento Engenharia Biomédica na área da Biofotónica. Conta com mais de 50 publicações cientificas e 15 orientações de teses/trabalhos científicos.

Benoît Cuq

DVM, PhD, Diplomado pelo Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária

Após um estágio de especialidade de Patologia Clínica de um ano em Toulouse, mudou-se para o Canadá, inicialmente como estagiário rotativo na Université de Montréal, depois como estagiário rotativo no Ontario Veterinary College. Posteriormente, ele completou uma Residência em Medicina Interna de Pequenos Animais (2014-2017) e um PhD em Patobiologia (2016-2021) no Ontario Veterinary College. Doutor Benoît obteve o Diploma Americano em Medicina Interna Veterinária de Pequenos Animais (Dipl. ACVIM-SAIM) em 2018. Conselho Veterinário da Irlanda (VCI) e especialista reconhecido em medicina interna de pequenos animais. Trabalhou como clínico em Medicina Interna de Pequenos Animais no Ontario Veterinary College e na Université de Montréal, bem como em consultórios particulares em Ontário, Quebec e Inglaterra. Foi nomeado Professor Assistente em setembro de 2019. As suas áreas de interesse incluem distúrbios hematológicos e imunomediados, doenças da medula óssea, bem como urologia/nefrologia e radiologia intervencionista em animais de companhia.

Hugo Carvalho

DVM, Phd, Diplomado pelo Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária University College Dublin

Licenciado em Medicina Veterinária pela UTAD em 2001, fez o seu estágio curricular durante um ano no Hospital Veterinário do Porto e exerceu clínica de pequenos animais durante 3 anos na Clínica Veterinária da Póvoa (atualmente Hospital Veterinário da Póvoa). Esta experiência permitiu-lhe um conhecimento próximo dos desafios diários de um clínico e a percepção das necessidades e expectativas que os mesmos têm no que diz respeito à patologia clínica laboratorial. Assumindo o gosto particular nesta área, obteve o certificado CES (Certificat d'Études Supérieures) em Hematologia e Bioquímica Clínica Animal na ENVT (École Nationale Vétérinaire de Toulouse), complementando a sua formação com alguns estágios externos, particularmente no Nation Wide Laboratories, um dos maiores e mais reconhecidos laboratórios Veterinários de referência no Reino Unido. Membro fundador do laboratório CEDIVET, em 2006, tem desde essa altura abraçado as funções de patologista clínico e director técnico, acumulando experiência e conhecimentos, sempre num contacto estreito com os clientes. Tem um interesse particular em áreas como a hematologia, citologia e endocrinologia. Colaborador em vários artigos e publicações, é ainda orador em diversas palestras e cursos nacionais.

Mónica Augusto

DVM, Diplomada pelo Colégio Europeu de Medicina Interna Veterinária

Após alguns anos de clínica geral de pequenos animais, completou um ano de internato rotativo no R(D)SVS, Universidade de Edimburgo em 2004, e depois uma residência em Medicina Interna de Animais de Companhia no GUVS, Universidade de Glasgow, em 2009. Após um curto período na Universidade de Liverpool (serviço de Oncologia), trabalhou num hospital privado de referência em Winchester, Reino Unido por vários anos antes de se mudar de volta à academia, primeiro como Staff Clinician no RVC, Londres e desde setembro de 2017 como Lecturer/Assistant teacher in Small Animal Medicine na University College Dublin, Irlanda. Obteve o Diploma Europeu em Small Animal Veterinary Internal Medicine em 2014. É especialista reconhecida pelo European Board of Veterinary Specialization (EBVS), Royal College of Veterinary Surgeons (RCVS) e Veterinary Council of Ireland (VCI). Possui mestrado em Oncologia Clínica pela Universidade de Birmingham, Reino Unido e pósgraduação em Ensino Superior pela UCD, Irlanda. As suas áreas de interesse incluem hematologia, oncologia (particular doenças hemato-oncológicas), endocrinologia e gastroenterologia felina.

Carles Mengual

Serviço de Urgência e Cuidados Intensivos do Hospital Veterinário Aúna Especialidades Veterinárias. (Valencia, Espanha)

Realizou estágio rotativo no Hospital Veterinário Clínico da Universidade de Córdoba em 2010, após o qual trabalhou no serviço de urgência e cuidados intensivos de vários hospitais em Espanha. Desde 2011 trabalhou como veterinário no Hospital Veterinário da Universidade de Córdoba, no Serviço de Urgência e Cuidados Intensivos, sendo responsável desde 2017. Durante estes anos concluiu o mestrado em medicina animal na mesma Universidade. A partir de 2019, tornou-se Médico Veterinário Sénior no Serviço de Urgência e Cuidados Intensivos do Hospital Veterinário Aúna Especialidades Veterinárias.

Raquel Francês

Chefe do Serviço de Urgência e Cuidados Intensivos da Aúna Especialidades Veterinárias - Espanha (Valencia)

Entre 2005 e 2007 fez parte do Serviço de Emergência e Terapia Intensiva do Hospital Veterinari del Maresme. Em 2007 e 2008 trabalhou como professora associada no departamento de "Medicina e Cirurgia Animal" da Universidade Autónoma de Barcelona, e como chefe do Serviço de Internamento e Cuidados Intensivos do Hospital Clínico Veterinário Universitário da UAB. Em 2008 participou no programa de formação da ESAVS de Emergência e Cuidados Intensivos em Berna. Durante 2009-2010 mudou-se para o Canadá, para fazer um estágio especializado em Emergências e Cuidados Intensivos no Ontario Veterinary College - Guelph University. Desde 2010 vive em Valência onde tem dedicado a sua vida profissional à área dos Cuidados Intensivos na clínica privada juntamente com o ensino universitário. Foi professora associada da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade UCH-CEU, e atualmente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Católica de Valência. Atualmente é Chefe do Serviço de Urgência e Cuidados Intensivos da Aúna Especialidades Veterinárias onde trabalha desde 2015.

Helena Ferreira

DVM, FRCPath, DipACVP (Clinical Pathology), MRCVS

Licenciada em Medicina Veterinária pela UTAD em 2001, Fellow do Royal College of Pathologists (Reino Unido) desde 2012 Diplomada pelo Colégio Americano de Patologistas Veterinários em 2015. Exerce Patologia Clinica num laboratorio comercial desde 2012.

Federico Fracassi

DVM, PhD, Diplomado pelo Colégio Europeu de Medicina Interna Veterinária

Internato e doutoramento pela Universidade de Bolonha, Itália. Após o doutoramento, torna-se membro do Departamento de Ciências Médicas Veterinárias - Universidade de Bolonha (Itália) onde é actualmente Professor Associado de Medicina Interna e Chefe do serviço de Medicina Interna. Completou uma Residência em Medicina Interna na Universidade de Zurique, Suíça, e obteve o diploma de Especialista Europeu em Medicina Interna em 2012 (ECVIM-CA-Internal Medicine). As suas funções incluem atendimento de doentes, ensino de alunos, estagiários e residentes, e investigação em medicina interna de animais de companhia, com especial ênfase em endocrinologia. Ex-presidente da Sociedade Europeia de Endocrinologia Veterinária (ESVE), expresidente da Sociedade Italiana de Medicina Interna Veterinária (SIMIV), vice-presidente do comitê executivo do congresso ECVIM-CA. É editor da “Veterinaria”, uma revista de revisão por pares e editor associado da JSAP. A sua lista de publicações é composta por mais de 100 artigos científicos, é autor de livros e capítulos de livros. O seu principal foco de investigação é a área de endocrinologia de pequenos animais.

Francesca del Baldo

DVM, MRCVS, PhD, Diplomada pelo Colégio Europeu de Medicina Interna Veterinária

Professora assistente júnior do Departamento de Ciências Médicas Veterinárias, Universidade de Bolonha, Itália. Apresenta interesse especial em endocrinologia e medicina interna de animais de companhia. 2022: Diplomada pelo Colégio Europeu de Medicina Interna Veterinária; 2018-2021: Residente ECVIM-CA- Hospital Veterinário Universitário, Departamento de Ciências Médicas Veterinárias, Universidade de Bolonha, Itália; 2020: Doutoramento; 2016-2019: Doutoramento no Departamento de Ciências Médicas Veterinárias, Universidade de Bolonha, Itália; 2016: Internato rotativo no Departamento de Ciências Médicas Veterinárias, Universidade de Bolonha, Itália; 2014: Licenciatura em Medicina Veterinária (DVM) com 110/110 cum laude, Universidade de Bolonha, Itália. Membro do Conselho da Sociedade Europeia de Endocrinologia Veterinária (ESVE) e da Sociedade Italiana de Medicina Interna Veterinária.

MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DE ANIMAIS DE COMPANHIA (2.º CICLO) (MMIAC)

120 ECTS | 4 Semestres | CNAEF 640 Ciências veterinárias | Código: MD06
Grau atribuído: Mestre
Processo de Acreditação/A3ES: NCE/20/2000143
Data da Publicação da Decisão do Conselho de Administração da A3ES: 10-03-2022
Com Acreditação prévia por 1 ano, a partir de em 2022/07/31

Número máximo de admissões: 30
Registo inicial: R/A-Cr 303/2021 de 30-09-2021
Nível de qualificação: 7
*disponível no link:  https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/mestrado-em-medicina-interna-de-animais-de-companhia
Despacho n.º 4347/2022 – Diário da República n.º 73, 2.ª série de 13 de abril de 2022