Semana Aberta

Se estás no 11ºou 12º ano, vem descobrir o mundo incrível da EUVG na Semana ABERTO EUVG.

Uma semana cheia de atividades empolgantes e divertidas, especialmente preparadas para enriquecer a tua trajetória académica. Não percas esta oportunidade!

ONDE NOS PODES ENCONTRAR

Através desta iniciativa, terás a oportunidade de conhecer melhor os projetos pedagógicos e científicos da Licenciatura em Ciências Bioveterinárias, da Licenciatura em Saúde e Bem-Estar Marinho e do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, oferecidos pela EUVG. Vamos apresentar as diversas possibilidades de carreira, com altas taxa de empregabilidade.

Queres saber a melhor parte? Os anfitriões deste dia serão os nossos próprios Professores, Funcionários e Estudantes, que sentem um orgulho imenso de fazer parte de uma instituição inovadora, dinâmica e de excelência académica.

PROGRAMA 2024

Momento de acolhimento e breve caracterização da EUVG e os seus Ciclos de Estudos

Bloco C, auditório 5 - Campus Universitário de Lordemão

Muitas pessoas pensam que leite e gatos é uma combinação natural. Sabias que muitos gatos adultos são intolerantes à lactose? Nesta ação os alunos irão compreender o que é e para que serve a lactose; aprender a preparar leite sem lactose, e compreender a diferença entre leite com e sem lactose.

Compreender o que é o degelo;
Diferenciar o degelo do Ártico e do Antártico Identificar as consequências do degelo dos polos;

Nesta ação serão simuladas consultas de animais de companhia e espécies pecuárias, assumindo os alunos inicialmente o papel de tutor e, de seguida, o papel de médico veterinário.
Assim, pretende-se que conheçam os principais assuntos a tratar durante uma primeira consulta e como devem ser conduzidos casos clínicos simples.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos alunos nesta ação compreenderão a abordagem ao animal durante a consulta:
1) Contenção animal;
2) Identificação animal;
3) História Clínica;
4) Exame Clínico;
5) Diagnósticos Diferenciais;
6) Diagnóstico Definitivo;
7) Meios complementares de diagnóstico;
8) Terapêutica a instituir.

Visita de Barco à Zona Estuarina do Mondego e à Costa da Figueira da Foz Nesta atividade, os estudantes explorarão os ecossistemas estuarino e costeiro da Figueira da Foz.
Observarão diferentes tipos de ecossistemas, as suas características e os stressors que os afetam. Além disso, participarão na avaliação de parâmetros da água nas várias zonas.
Uma experiência educativa única e enriquecedora! 

Material individual: roupa prática e preferencialmente impermeável (ou muda de roupa)

Limite de inscrições: 6/7 estudantes

Esta atividade permitirá aos alunos explorar os mecanismos farmacológicos envolvidos na atividade terapêutica dos antibióticos (ATBs) no âmbito da enteropatia inflamatória crónica canina. Os alunos irão recorrer a uma técnica colorimétrica que permitirá avaliar a atividade anti-inflamatória de macrólidos.

Nesta ação os alunos irão observar diferentes
linhas celulares.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos
alunos nesta ação compreenderão:
1) A existência de diferentes células no nosso organismo;
2) O conceito de linha celular;
3) Visualização de diferentes morfologias celulares;
4) Identificação do tipo celula

Bloco C, auditório 5 - Campus Universitário de Lordemão

Nesta ação os alunos irão observar diferentes linhas celulares.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos alunos nesta ação compreenderão:
1) A existência de diferentes células no nosso organismo;
2) O conceito de linha celular;
3) Visualização de diferentes morfologias celulares;
4) Identificação do tipo celula

Perceber o impacto da poluição nos animais marinhos.
Perceber como os microplásticos entram nas teias alimentares marinhas

Nesta ação iremos fazer um breve resumo sobre a anatomia e fisiologia do olho. De seguida será feita uma exposição do funcionamento da visão, e serão abordadas algumas das particularidades da visão do cão, gato e cavalo em relação à visão humana (visão diurna e noturna, visão a cores ou a preto e branco, visão em 2 ou 3 dimensões).

Momento de acolhimento e breve caracterização da EUVG e os seus Ciclos de Estudos

Bloco C, auditório 5 - Campus Universitário de Lordemão

Nesta ação os alunos irão verificar os aspetos
básicos de radiologia em equinos.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos alunos nesta ação compreenderão:
1) Visualização dos equipamentos radiológicos e material de apoio;
2) Visualização e prática de projeções básicas mais frequentes;
3) Observação de raio X.

Nesta ação, os alunos irão aprender a identificar os parâmetros biológicos e abiológicos que constituem indicadores da qualidade da água.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos alunos nesta ação compreenderão:
1) Recolha de amostras de água;
2) Análise dos principais parâmetros fisico-químicos;
3) Identificação dos organismos biológicos;
4) Atribuição do nível de qualidade da água em função dos resultados observados;
5) Aprendizagem sobre a importância da qualidade dos rios numa perspetiva One Health

Momento de acolhimento e breve caracterização da EUVG e os seus Ciclos de Estudos

Bloco C, auditório 5 - Campus Universitário de Lordemão

Partindo da base da história bíblica, pretende desmontar-se o conceito de um espaço amplo, onde todos os animais coabitaram.
Assim, serão abordadas questões relacionadas com o bem-estar animal e as especificidades das instalações para as várias espécies pecuárias.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos alunos nesta ação compreenderão:
1) Análise de vídeos/imagens que realcem a importância das infraestruturas no bem-estar animal;
2) Metaforização de equipamentos utilizados no enriquecimento ambiental, com recurso a brinquedos antisstress;
3) Contacto com materiais utilizados em camas de bovinos.

Nesta ação os alunos irão identificar os parasitas mais frequentemente encontrados nos nossos animais de estimação.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos alunos nesta ação compreenderão:
1) Preparação dos parasitas a observar;
2) Utilização de lupas e microscópios;
3) Identificação dos parasitas utilizando chaves dicotómicas.

Nesta ação serão simuladas consultas de animais de companhia e espécies pecuárias, assumindo os alunos inicialmente o papel de tutor e, de seguida, o papel de médico veterinário.
Assim, pretende-se que conheçam os principais assuntos a tratar durante uma primeira consulta e como devem ser conduzidos casos clínicos simples.
As atividades a desenvolver e acompanhar pelos alunos nesta ação compreenderão a abordagem ao animal durante a consulta:
1) Contenção animal;
2) Identificação animal;
3) História Clínica;
4) Exame Clínico;
5) Diagnósticos Diferenciais;
6) Diagnóstico Definitivo;
7) Meios complementares de diagnóstico;
8) Terapêutica a instituir.

Como foi o último dia Aberto?