Provedoria do
Estudante
Mensagem da Provedora
Dando início ao terceiro mandato como Provedora do Estudante, agradeço a confiança depositada na minha pessoa a todos os envolvidos nesta comunidade, mas, essencialmente, aos Estudantes da EUVG.
A minha ação só é concretizável com o contributo inestimável e imprescindível dos Estudantes.
Procurarei desempenhar esta função com zelo e respeito, pugnado sempre pela defesa das legítimas expectativas dos estudantes, através dos meios informais que, por lei, estão afetos às minhas competências.
Em mim encontrarão alguém que apreciará as vossas queixas, sejam elas pedagógicas, administrativas ou de ação social, com um único propósito: o Vosso Sucesso.
Mafalda Leal
30.09.2022
Bem-vindo!

Nos termos do artigo 9.º, n.º 1 dos Estatutos da EUVG e de acordo com determinado pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, a missão do Provedor do Estudante é zelar pela observância, nas relações entre a EUVG e os Estudantes, dos direitos destes nos termos estabelecidos pela Lei, Estatutos e Regulamentos.
Assim, quando o Provedor toma conhecimento de um facto que coloque os direitos ou interesses legítimos dos Estudantes em causa, quer por comunicação destes, quer por qualquer outro meio minimamente credível, o Provedor deve procurar formas de os proteger através da mediação e da negociação informal com os envolvidos.
Ao Provedor do Estudante é concedida a função de, a partir das comunicações dos Estudantes, individuais ou coletivas, ou mesmo por iniciativa própria, recomendar eventuais mudanças, tendo em vista a melhoria dos serviços prestados pela EUVG e a sua Entidade Instituidora.
No exercício das suas funções, o Provedor do Estudante não tem competências administrativas, deliberativas, executivas ou disciplinares e a sua intervenção não suspende o decurso de quaisquer prazos.
O Provedor do Estudante funciona, assim, como uma estrutura que, além de fomentar a consciencialização dos Estudantes sobre o direito de receber um serviço de qualidade, eficiente e respeitoso, devendo, nesse âmbito, encorajar os Estudantes a participar na melhoria desse serviço, com empenho pessoal e capacidade crítica, deverá, também, alertar as estruturas académicas, no seu todo, para situações que devem ser corrigidas ou alteradas.
Em atualizações
O relatório de atividades de 2019 pode ser consultado aqui
O atendimento é realizado por marcação prévia através:
- Tel.: +351 239 444 444
- E-mail: provedorestudante@euvg.pt