Atualizações na Abordagem Clínica em Imunoalergologia de Animais Companhia

Enquadramento

A progressiva melhoria das condições de vida de humanos e animais encontra-se associada ao aumento da incidência de alergias, as quais se manifestam maioritariamente por processos cutâneos, respiratórios e digestivos. O contacto com diferentes alergénios provenientes de pólenes, ácaros do pó doméstico, fungos, alimentos e insetos, entre outros, e a resposta imunitária alterada frente a estes alergénios constituem a base de um problema de saúde global, com importante morbi-mortalidade e com comprometimento do bem-estar humano e animal. Para além disso, as doenças alérgicas complicam-se frequentemente por infeções secundárias, requerendo tratamento antimicrobiano, o que contribui para a seleção de estirpes resistentes. Estamos perante um conjunto de entidades com elevada prevalência, que partilham mecanismos imunológicos comuns e que requerem uma abordagem diagnóstica cientificamente atualizada e bem dirigida, como passo fundamental para a implementação de um tratamento direcionado e eficaz, quer seja de evicção, anti-inflamatório ou de “reeducação” imunológica.

Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – programa Impulso Mais Digital: www.recuperarportugal.gov.pt
#RecuperaçãoEmAção #ConstruirOFuturo

 

Programa

Com uma abordagem teórico prática, com apresentação e discussão de casos clínicos, esta formação visa a capacitação dos formandos para, utilizando os conceitos básicos de imunologia associados à sensibilização e alergia, serem eficazes a:
1. Atualizar conhecimentos clínicos sobre as principais patologias imunoalérgicas em animais de companhia, com foco em dermatite atópica, anafilaxia e reações adversas a vacinas.
2. Capacitar os participantes para a aplicação prática de ferramentas terapêuticas modernas no controlo de doenças alérgicas em cães e gatos.
3. Promover a compreensão interdisciplinar entre medicina humana e veterinária no contexto da hipersensibilidade a animais.
4. Apresentar e discutir casos clínicos reais, promovendo o raciocínio clínico e a tomada de decisão baseada em evidência.

  • Estudantes e profissionais com formação na área da medicina veterinária (medicina veterinária e enfermagem veterinária) ou em áreas associadas e com interesse de investigação em imunoalergologia veterinária (medicina, enfermagem, zootecnia). Estudantes e profissionais de outras formações poderão ser admitidos mediante análise.

20.30h - Hipersensibilidade humana a animais

Manuel Branco Ferreira

 

21.00h - Controlar a dermatite atópica: ferramentas
terapêuticas na prática clínica I

Ana Oliveira

 

22.00h - Controlar a dermatite atópica: ferramentas
terapêuticas na prática clínica II

Ana Oliveira

 

20.30h - Reações adversas a vacinas       

Melissa Bourgeois

 

21.00h -  Anafilaxia em animais de companhia

Marisa Lourenço

 

22.00h - Casos clínicos de imunoalergologia em animais de
companhia

Maria Inês Gaspar

Estudantes e Alumni EUVG  – 75€ *

*Inclui Estudantes da Pós-Graduação em Imunoalergologia Veterinária

Médicos Veterinários – 85€

Este curso inclui:

Ana Oliveira

Ana Oliveira

DVM, MSc, PhD, Dip ECVD, EBVS® European Specialist in Veterinary Dermatology Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa
Marisa Lourenço

Marisa Lourenço

DVM, MSc, Dip ACVECC American College of Veterinary Emergency and Critical Care Hospital Veterinário The Ralph (Inglaterra)
Manuel Branco Ferreira

Manuel Branco Ferreira

DM, PhD Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Melissa Bourgeois

Melissa Bourgeois

DVM, PhD, Dip American College of Veterinary Microbiologists (virology, immunology) Merck Animal Health, Companion Animal Business Unit
Maria Inês Gaspar

Maria Inês Gaspar

DVM, MSc, Dermatology Resident European College of Veterinary Dermatology Onevet Hospital Veterinário do Porto

Também poderá ter interesse: