Formação em Citologia

Enquadramento

A citologia é uma ferramenta essencial da patologia clínica, permitindo obter informação diagnóstica rápida, minimamente invasiva e de baixo custo. A sua aplicação em medicina veterinária é cada vez mais valorizada, não só como complemento à histopatologia, mas também como método de triagem e monitorização de diversas patologias. 
Este curso foi desenvolvido para fornecer aos profissionais de saúde animal competências sólidas na recolha, processamento, análise e interpretação de amostras citológicas, permitindo uma utilização mais eficaz desta técnica na prática clínica diária. 

A formação alia fundamentos teóricos, demonstrações práticas e interpretação de casos reais, com recurso a microscopia digital, potenciando a aquisição de competências aplicáveis em contexto clínico. 

Lecionado por um corpo docente altamente especializado em Patologia, que garantem a qualidade deste workshop com o selo EUVG. 

Este workshop faz parte integrante da Formação em  Patologia Clínica

Objectivos

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender os princípios básicos da citologia e reconhecer a sua relevância no âmbito da patologia clínica veterinária.
  • Aplicar corretamente as técnicas de obtenção, envio e processamento de amostras citológicas, garantindo qualidade e fiabilidade dos resultados.
  • Interpretar achados citológicos, distinguindo processos inflamatórios de lesões neoplásicas e identificando critérios de malignidade.
  • Elaborar relatórios citológicos claros e objetivos, adequados à comunicação clínica.
  • Reconhecer padrões citológicos em casos de inflamação, infeção e patologia de pele e ouvido, com observação prática de casos microscópicos.
  • Processar e analisar fluídos cavitários, LCR e outras amostras especiais, utilizando técnicas como citocentrifugação, citoblocos e imunomarcação.
  • Identificar características citológicas de tumores de células redondas, neoplasias epiteliais e mesenquimatosas, diferenciando entre hiperplasias benignas e processos malignos.
  • Valorizar o papel da citologia como ferramenta complementar de diagnóstico, integrada no raciocínio clínico e na tomada de decisão em medicina veterinária.
09.30-10.30hDoenças GI, hepáticas e pancreáticas exócrinas
10.30-11.30Doenças endócrinas
11.30-12.30hCasos clínicos
12.30-13.30hDoenças respiratórias e cardíacas
  
15.00-16.00hIntrodução à citologia. Pontos críticos na obtenção, envio e processamento de amostras.
16.00-17.00hPríncipios de interpretação citológica. Binómio inflamação-neoplasia. Critérios de malignidade. 
17.00-18.00hFluídos e derrames cavitários - processamento das amostras; citoblocos e imunomarcação. 
18.00-19.00hLCR - passos do procedimento, interpretação e importância no diagnóstico de patologia neurológica.
09.30-10.30hObtenção e coloração de amostras citológicas, obtenção de esfregaços, citocentrifugação e citoblocos - hands-on 
10.30-11.30Diagnóstico citológico de inflamação e infeção. Aplicação prática da citologia na patologia de pele e ouvido. 
11.30-12.30hObservação microscópica de casos de inflamação.
12.30-13.30hCitologia dos tumores de células redondas.
  
15.00-16.00hObservação microscópica de casos de tumores de células redondas.
16.00-17.00hCitologia de neoplasias epiteliais e mesenquimatosas - introdução teórica e visualização de casos exemplificativos.
17.00-18.00hGânglio linfático - binómio hiperplasia - linfoma. Imunofenotipagem de linfomas. 
18.00-19.00hDemonstração de casos de linfomas de cão e gato (microscopia digital).
*O programa poderá sofrer alterações por motivos de força maior.
Para mais informações, contacte +351 969 918 680 ou  formacao@euvg.pt

Destinatários

  • Médicos Veterinários,
  • Estudantes de Medicina Veterinária.

Preços e Inscrição (Estes valores incluem seguro, candidatura, inscrição e certificado de conclusão)

Estudantes e Antigos Estudantes EUVG – 221€
Público em Geral – 260€

Oradores

Carla Marrinhas

DVM, MSc, PhD Student

Formada em Medicina Veterinária pelo ICBAS, Universidade do Porto, em 2004, tendo realizado estágio curricular no Hospital Ars Veterinária, em Barcelona. Frequentou os módulos I, II e III de Dermatologia da European School for Advanced Veterinary Studies em Viena, Áustria de 2008 a 2010. Desde 2012, realizou estágios e formações em patologia clínica, principalmente em Citologia e Hematologia (no ICBAS e na Faculdade de Medicina Veterinária de Milão). Obteve o grau de Mestre (Mestrado Integrado em Medicina Veterinária) pelo ICBAS em 2015. Atualmente é estudante de Programa Doutoral em Ciências Veterinárias, no ICBAS. Exerce na área clínica de pequenos animais desde 2004. É colaboradora do Hospital Veterinário do Baixo Vouga, Onevetgroup, desde 2013, onde exerce funções de Subdiretora Clínica, desde 2018. Autora de 6 artigos em revistas internacionais na área da Patologia Clínica.

Marta Santos

DVM, MD, MSc, PhD

Formada em Medicina Veterinária e em Medicina pelo ICBAS, Universidade do Porto. Mestre em Oncologia e Doutorada em Patologia e Genética Molecular pela Universidade do Porto. É Professora Auxiliar do ICBAS-UP e investigadora do grupo Oncology Research, UMIB, ICBAS. Corresponsável pelo diagnóstico nos Serviços de Diagnóstico Citológico e Hematológico do Laboratório de Histologia e Embriologia do ICBAS. Desde de 2005, organizou e lecionou diversos cursos breves/pós-graduações na área da Citologia Veterinária. Autora de 47 artigos em revistas internacionais nas áreas Oncopatologia Comparada e Citologia Veterinária. É coautora do Atlas de Citologia Veterinária publicado pela Lidel.

Ricardo Marcos

DVM, MD, MSc, PhD

Formado em Medicina Veterinária (ICBAS) e em Medicina (Mestrado Integrado em Medicina, FMUP) pela Universidade do Porto. Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade do Porto. É Professor Auxiliar do ICBAS-UP. Corresponsável pelo diagnóstico nos Serviços de Diagnóstico Citológico e Hematológico do Laboratório de Histologia e Embriologia do ICBAS. Experiência na organização e lecionação de cursos breves/pós-graduações na área da Citologia Veterinária desde de 2005. Vencedor de três prémios de inovação pedagógica da Universidade do Porto. Autor de mais de 50 artigos em revistas internacionais nas áreas da Hepatologia, Patologia Comparada, Hematologia e Citologia Veterinária. É coautor do Atlas de Citologia Veterinária publicado pela Lidel.

Luisa Fonte Oliveira

DVM, MSc, PhD Student

Mestre em Medicina Veterinária pelo ICBAS, Universidade do Porto. Realizou Estágio Curricular no Serviço de Citologia Veterinária do ICBAS, no Anicura CHV Porto - Centro Hospitalar Veterinário e no Hospital Veterinário da Universidade do Tennessee. Atualmente exerce atividade profissional no Anicura CHV Porto e é estudante do programa doutoral em Ciências Biomédicas da Universidade do Porto, na área de Patologia Clínica. Participou em diversas formações de Citologia Veterinária e nos congressos europeus de Patologia Clínica, tendo sido premiada com o melhor poster científico em 2021. Autora de um artigo em revista internacional de Patologia Clínica.