Candidaturas

Abaixo estão os subtópicos relacionados com cada área. Clique para ver todas as respostas sobre o tópico.

Como é que a EUVG faz a seriação dos candidatos?
Os candidatos são seriados pela Nota de Candidatura.

Como é que a EUVG faz a seriação dos candidatos?
Os candidatos são seriados pela Nota de Candidatura.

Tenho um curso de ensino secundário estrangeiro. Posso candidatar-me à EUVG?
Pode desde que o curso seja legalmente equivalente ao ensino secundário português. No que se refere às provas de ingresso, são admitidos, em substituição dos exames das disciplinas do ensino secundário português exigidos como provas de ingresso, exames finais de disciplinas terminais análogas.
Deve solicitar a equivalência ao Ensino Secundário português numa Escola Secundária portuguesa.
Após ser emitido Certificado de Equivalência ao Ensino Secundário português, deve contactar um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior em Portugal, por forma a obter a equivalência às Provas Nacionais de Acesso exigidas para o par Instituição/Curso ao qual pretende candidatar-se.
Contudo, aconselha-se a que contacte rapidamente a EUVG para se certificar que reúne as condições de admissão ou obter mais esclarecimentos.

Falta-me uma disciplina do 12.º ano, posso candidatar-me?
Não, só se pode candidatar com o 12.º ano completo.

Posso candidatar-me a um determinado curso sem ter feito o ensino secundário nessa área?
Pode desde que realize, em exame nacional, a(s) prova(s) de ingresso exigida(s) para o curso pretendido.

Existe uma Pré-Candidatura (antes de saírem os resultados)?
Não. Apenas existe uma candidatura.

Como a EUVG é uma Instituição de Ensino Superior Privada, onde é que faço a minha candidatura?
A candidatura à EUVG é feita online dentro dos prazos indicados no calendário diretamente na nossa plataforma de gestão de dados académicos, em https://inforestudante.euvg.pt.

Em que altura devo apresentar a minha candidatura?
Deve consultar o calendário que está disponível no  nosso site.
Habitualmente as candidaturas abrem em junho/julho.

Como sei que fui colocado?
Na data afixada no Calendário de Candidaturas para o Regime pelo qual se candidata será divulgada a lista de seriação provisória. Poderá consultar o resultado em https://inforestudante.euvg.pt, no entanto também deverá receber na sua caixa de correio eletrónico uma mensagem com o resultado.

Existem vagas para titulares de um curso superior?
Existem. Os Estudantes já titulares de um Grau de Ensino Superior, nacional ou estrangeiro, poderão realizar a sua Candidatura através de https://inforestudante.euvg.pt selecionando o Regime TOCS, e adicionando a documentação aí exigida.

Candidatei-me à EUVG e não entrei, posso reaver o valor da taxa de candidatura?
O valor da candidatura não é reembolsável.

Estou à espera do resultado de um recurso de um exame nacional. Só me devo candidatar quando tiver a ficha ENES?
Tem que consultar o calendário das candidaturas e fazer a sua candidatura dentro dos prazos indicados pela EUVG.
Sendo a Ficha ENES um documento obrigatório para o Concurso Institucional, apenas poderá lacrar a sua Candidatura após carregamento do ficheiro.
Contudo, a legislação em vigor prevê que, sempre que o resultado da reapreciação ou da reclamação de uma classificação de um exame final nacional do ensino secundário, ou de outro elemento considerado no cálculo da nota de candidatura, só seja conhecido após o fim do prazo da candidatura, e dele resulte uma alteração da classificação, é facultada, até três dias úteis após a respetiva divulgação: a) A apresentação da candidatura, aos estudantes que só então reúnam condições para o fazer; b) A alteração da candidatura, aos candidatos que já a hajam apresentado. 2 — A alteração da candidatura é requerida através do preenchimento de novo formulário de candidatura ou solicitada em impresso de modelo próprio do estabelecimento de ensino. (de acordo com o artigo 18º da Portaria n.º 183-A/2022).

Quando faço a matrícula tenho de pagar logo a primeira mensalidade?
Sim, para se matricular terá de pagar ao mesmo tempo a taxa de matrícula e a primeira prestação da modalidade que indicou no Contrato de Prestação de Serviços que assinou. Caso anule posteriormente a matrícula, este pagamento não é reembolsável, de acordo com o Regulamento em vigor(link).

Os cursos estão reorganizados segundo o Processo de Bolonha?
Sim. Desde 2006/07, todos os cursos da EUVG seguem o novo modelo de organização.

Tenho um curso de ensino secundário estrangeiro. Posso candidatar-me à EUVG?
Pode desde que o curso seja legalmente equivalente ao ensino secundário português. No que se refere às provas de ingresso, são admitidos, em substituição dos exames das disciplinas do ensino secundário português exigidos como provas de ingresso, exames finais de disciplinas terminais análogas. Contudo, aconselha-se a que contacte rapidamente a EUVG para se certificar que reune as condições de admissão.