Últimas notícias

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior pela DGES

Read more...
 

A EUVG participa nas comemorações do Dia Internacional do Microrganismo a convite da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

Read more...
 

APP STAYAWAY COVID

Read more...
 

PLANO DE CONTINGÊNCIA ACVG/EUVG - ATUALIZAÇÃO

Read more...
  See all...
Mensagem do Presidente

MENSAGEM

 

Olá, a todos.

Sou Luísa Baptista e sou a Presidente da Direcção da Associação Cognitária Vasco da Gama, Entidade Instituidora da Escola Universitária Vasco da Gama, e é com muita honra que, em representação da nossa Associação, dou as boas-vindas aos estudantes e seus familiares, na abertura deste Novo Ano Escolar.

Lamentamos que esta abertura de ano não seja feita como nos anos anteriores, com uma recepção pessoal, presencial, em comunhão e na "nossa casa". Infelizmente, passamos por um período muito complexo e de preocupação, a nível global. O Covid-19 veio obrigar a uma modificação de hábitos e comportamentos, impensáveis até há bem pouco tempo. E veio obrigar, sobretudo, a uma exigência de maior responsabilidade e maturidade de cada um de nós no trato com os outros, e na convivência académica. Naturalmente que a alegria de se iniciar uma nova fase na vida dos nossos estudantes, e no que isso significa de gratificante para as respectivas famílias, traz, neste contexto pandémico, uma preocupação acrescida para todos. E neste particular queremos transmitir aos alunos e suas famílias que a nossa Instituição preocupou-se muito, e de modo muito sério. Houve um trabalho muito exaustivo e uma entrega pessoal total desta Direção, para que os nossos alunos pudessem continuar o ano escolar anterior e iniciar este novo ano com as condições de higiene e segurança a que as regras profilácticas exigem. Foram ampliadas as instalações com aquisição de mais três blocos, permitindo mais do que a duplicação de salas de aulas, o que se traduz em desdobramento de turmas, com cada aluno na sua própria secretária e com o distanciamento social exigível, para segurança colectiva. Também revolucionámos a forma de dar aulas, para ultrapassar as contingências da pandemia, com a introdução de um sistema informático em que o professor projecta, em tempo real, nas várias salas e em diferentes ecrãs espalhados pelas mesmas para que todos acessem e acompanhem, toda a informação da aula em registo vídeo e áudio. Permitindo, tal sistema, a interacção visual e áudio imediata entre qualquer aluno e o Docente.

Também os laboratórios foram ampliados, bem como os espaços de convívio. Os Docentes também tiveram novos espaços, mais amplos e individualizados. Também os Serviços Administrativos se deslocalizaram para um edifício mais apropriado, amplo, e afastado dos locais de ensino, para permitirem total distanciamento social. Para além de que foram implementadas todas as medidas protocolares que o Ministério da Saúde determinou. Ou seja, não poupámos esforços, nem meios financeiros para dotar as nossas instalações do que de mais rigoroso existe, no ensino superior, em termos de medidas preventivas do Covid-19, para protecção dos nossos alunos, docentes e funcionários.

Isto para dizer que os nossos alunos e seus familiares podem ficar cientes que estamos todos muito bem preparados para enfrentar estes tempos de inquietação com tranquilidade e sentido de responsabilidade.

Tudo correrá bem.

Há um sentimento de grande responsabilidade, de pertença e de entreajuda na nossa Instituição, o que só se encontra nas Famílias. E como todas as famílias sãs, nós vamos aumentando de ano para ano, e é muito gratificante ver a nossa Família a crescer saudavelmente. É absolutamente edificante para nós sabermos que somos parte da concretização dos sonhos dos nossos alunos, a par dos seus familiares. Na nossa Escola Universitária, terão um acompanhamento e um ensino de excelência, com ferramentas técnicas de elevadíssimo nível que tornarão os nossos alunos em profissionais de qualidade superior em qualquer parte do mundo onde queiram exercer o seu mister.


Desejamos aos nossos alunos um magnífico ano de aprendizagem e um comportamento responsável onde a diversão académica possa salutarmente coexistir com as regras de prevenção desta pandemia, onde cada um de nós tem por dever cuidar de si e do próximo.


Para os familiares dos nossos alunos, desejamos que se foquem na alegria que é o início deste novo ano escolar para os vossos filhos, e saibam que nós estaremos aqui, preocupados como vós, a cuidar para que tudo corra bem, como correrá.

Temos um serviço de apoio aos nossos alunos, e estamos determinados a que nunca se sintam desprotegidos.


A nossa disponibilidade é total, e para os familiares que pretendam qualquer esclarecimento, podem contactar-nos pelos meios disponibilizados já na nossa plataforma.

Todos juntos, com sentido de responsabilidade, vamos ficar bem.

Bem-vindos e Felicidades a todos.

 

 

Luísa Baptista

Presidente da Direção

ACVG - Entidade Instituidora da EUVG

 
Logo DGERT Membro de AULP EAEVE