Últimas notícias

CONCURSO PARA UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA LICENCIADO

Read more...
 

Webinar AEPGA

Read more...
 

 

Dia Internacional do Microrganismo assinalado com a exposição Microrganismos de Estimação.

Read more...
 

Concurso para a seleção de dois Médicos Veterinários

Read more...
  See all...
Mensagem do Presidente

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA ENTIDADE INSTITUIDORA DA EUVG, NA SESSÃO DE BOAS VINDAS AOS NOVOS ESTUDANTES PARA O ANO LETIVO DE 2021/2022

 

Estimados alunos,

Estão prontos para encetar mais uma escalada na progressão da vossa vida académica?

Creio que sim. Aqui estou eu, para dar início a mais um ano lectivo. Sejam bem-vindos!

Chamo-me Luísa Baptista, sou a Presidente da Associação Cognitária Vasco da Gama, Entidade Instituidora da Escola Universitária Vasco da Gama , lamentando desde já, não Vos acolher, à semelhança do que é a tradição, na companhia dos vossos familiares. São as contingências dos 'novos tempos ", fruto de uma pandemia mundial, que nos obrigou a repensar o presente e a projetar o futuro, com a preocupação que o contexto impõe.

Estes últimos anos têm sido pautados por grandes desafios, para a humanidade, em geral, e para a ACVG em particular. Tivemos que nos adaptar às novas exigências, criar estratégias de forma a requalificar /adaptar espaços, para fazer frente à pandemia, antecipando e prevenindo eventuais fragilidades que pudessem colocar em risco todos aqueles que fazem parte da ACVG/EUVG. Foram criados e requalificados novos espaços devidamente equipados, com sistemas de som e imagem, capazes de minimizar e dar cabal resposta às crescentes dificuldades inerentes ao Covid 19.

Foram ainda seguidas, de forma escrupulosa, todas as orientações da DGS. O que nos permitiu lecionar sem sobressaltos, e com total êxito.


Temos, ainda, que estar orgulhosos com o exponencial crescimento da EUVG, que se tem traduzido em grandes desafios diários pautando-se pela criação de infraestruturas capazes de V/ acolher, de forma digna, enriquecendo espaços associados à componente teórica e prática.

Não existem restrições ou imposições quando se assume um projeto com esforço, dedicação, empenho e sobretudo, uma enorme vontade de atingir objetivos sólidos e de excelência. Porque é isso que vocês procuram e merecem.

Nesta senda, nestes três últimos anos conseguimos adquirir a quase totalidade do Campus Universitário de Lordemão. Muito tem vindo a ser feito. Muito há a fazer, em prol de todos Vós, os Estudantes, que depositam em nós, a Vossa confiança. Nos últimos meses, não poupámos esforços para que todo o plano curricular fosse dotado de mais e melhores instalações. Neste início de ano iremos contar com mais nove salas de aulas, um Centro de Investigação requalificado, Salas de Competências Práticas e ainda uma Sala de Cirurgia de Grandes Animais. Também duplicámos o espaço de convívio dos alunos.

A ACVG felicita todos os alunos pela Sua presença e confiança, assumindo desde já a sua inteira disponibilidade para acolher a V/ chegada e permanência na Escola, com a proximidade que lhe é característica.

"Tudo é orgulho e inconsistência, tudo é querer mexer-se, fazer causas, deixar rastro". Na sequência desta citação de Fernando Pessoa, dou as boas-vindas ao recém chegado Presidente do Conselho de Direção da EUVG, Professor Dr. Ricardo Pires e a todo o Corpo Docente, cujo empenho e dedicação promovem a excelência do ensino ministrado na EUVG.

Ao pessoal não docente, agradeço a presença constante e empenhada, que permite uma grande proximidade com todos os nossos estudantes


A todos os Alunos digo: Sejam bem-vindos! Para alguns digo: Sejam bem-vindos a Portugal! A Todos, sejam bem-vindos a Coimbra que, como disse um dia Miguel Torga, " (...) Coimbra uma linda cidade, cheia de significação nacional. Bem talhada, vistosa, favoravelmente colocada entre Lisboa e o Porto, a primeira marinha, a segunda telúrica, uma a puxar para fora, e outra a puxar para dentro, ela representa uma neutralidade vigilante, fazendo osmose do espírito que parte com o corpo que fica. Do espírito que vai ou deve ir, a todas as aventuras do mundo e do corpo que tem raízes imutáveis no chão nativo."


Estarei sempre ao Vosso dispor.

Sejam bem-vindos à família ACVG/EUVG, votos de sucesso e felicidades.


 

 

Luísa Baptista

Presidente da Direção

ACVG - Entidade Instituidora da EUVG

 
Logo DGERT Membro de EAEVE