Últimas notícias

A Direção da APAAE - Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante, ONG com o Estatuto de Utilidade Pública, legítima proprietária do CAMV - "Consulázaro" - Consultório Veterinário (Castelo Branco), divulga a seguinte oferta de emprego:

Médico(a) Veterinário(a) (M/F)

Ler mais...
 

"Diário as Beiras" 22/23 Julho 2017"

Ler mais...
 

Oferta de Emprego - Médico Veterinário - Monforte/Portalegre

Ler mais...
 

Já se encontra disponível para consulta o Edital da 1ª Fase do Concurso Institucional para o Ano Lectivo 2017/2018, para o Curso de Medicina Veterinária:

Ler mais...
  Ver todas...
Política Erasmus

EUVG ERAMUS CHARTER 2014-2020: 221430-LA-1-2014-1-PT-E4AKA1-ECHE


“A política estratégica internacional da EUVG é muito concreta e dirigida. Pretende, sem prejuízo de outras sinergias que possam vir a ser criadas com outros países, estreitar relações com o país vizinho, a Espanha, bem como com os PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa), nomeadamente Cabo Verde (a EUVG é membro da AULP).

 

A selecção dos parceiros está associada primordialmente à excelência de ensino pela qual sejam reconhecidos, bem como aos interesses comuns nas áreas de investigação e desenvolvimento, presentes e futuros. Neste contexto, a escolha dos parceiros para a mobilidade internacional é feita essencialmente na área geográfica que compreende os objectivos atrás determinados. No momento presente, a Medicina Veterinária é o alvo forte da estratégia de mobilidade internacional da Instituição, de uma forma transversal e, mais concretamente no que concerne ao conceito “One Health”, à Cirurgia Veterinária e à Segurança Alimentar, sendo este último um assunto também presente na gestão estratégia da União Europeia. Porém, no futuro muito próximo, prevê-se o alargamento e a criação de outros targets, nas áreas das Terapias Não Convencionais, da Agricultura e da Protecção Civil.

Até ao presente, a Instituição não participa em Projectos de graus conjuntos, mas esse representa um dos compromissos previstos a curto prazo - a criação de um diploma com Instituições parceiras, em matéria de forte interesse comum, na área da Medicina Veterinária.

 

A instituição compromete-se em continuar a melhorar as suas acções no âmbito do Programa Erasmus, a incentivar os seus alunos a desenvolver mobilidades internacionais, quer em estágio, quer em estudos. A incentivar e apoiar o intercâmbio de docentes e funcionários em mobilidade que potenciam a partilha de experiências e práticas administrativas, científicas e pedagógicas.

A Instituição prevê, na sua estratégia, para além do Erasmus, o desenvolvimento de outras acções, noutros programas de Aprendizagem ao Longo da Vida, nomeadamente nas áreas:

 

- Do Programa Leonardo da Vinci, continuando a potenciar parcerias e ligações com empresas e Instituições de missão diversa do ensino, com caracter profissionalizante, pugnado pela inovação tecnológica e empresarial;

 

- Avaliar as potencialidade de desenvolvimento de um projecto, no âmbito do Programa Erasmus Mundus, com a Universidade de Córdoba e a Universidade de Cabo Verde.

 

O Impacto esperado ao nível da modernização, pela participação da Instituição no Programa é, ao nível de cada uma das 5 prioridades, o seguinte:

 

- Aumentar os níveis de desempenho para fornecer os licenciados e investigadores que a Europa precisa: Mais investigadores e especialistas, através das parcerias institucionais estratégicas para os doutoramentos e pós doutoramentos; melhores investigadores através do incremento de Teaching Staff Mobility com os parceiros, nomeadamente na área da Segurança Alimentar, indo ao encontro das necessidades diagnosticadas pela União Europeia.

 

- Melhorar a qualidade e a relevância da educação superior: Continuar a apostar na política da instituição, no que concerne a estágios e experiencia profissional em contexto de trabalho. Continuar a incentivar os estágios finais no estrangeiro, com destaque online para os melhores alunos, como aliás tem já acontecido, bem como apostar no desenvolvimento de competências emocionais. Aumentar a política de ligação a empresas para que o know-how criado pela investigação possa ir ao encontro das necessidades reais das empresas.

 

- Fortalecimento da qualidade através da mobilidade e da cooperação transfronteiriça: Continuar a tendência de aumento dos estágios no estrangeiro, bem como as Teaching and Staff Mobilities. Agilizar os procedimentos de mobilidade e reconhecimento e sistematizar a utilização do suplemento ao diploma. Incrementar a receptividade a visitantes estrangeiros que manifestem o seu interesse em fazer partilha de valores na EUVG.

 

- Criar ligações entre o ensino superior, a investigação e os negócios para a excelência e o desenvolvimento regional: A política instituída de estágios em todos os anos do curso permite um reforço da ligação entre as empresas da região e a instituição. Dessa ligação nascem novas sinergias e mais estreitas parcerias. Também o aumento da mobilidade de docentes e investigadores, bem como as parcerias na área da investigação promoverão a excelência dos profissionais que, virão não só a prestar serviços à comunidade, como permitir o desenvolvimento da Instituição, que é, a título de exemplo, única na área da Medicina Veterinária, em toda a região centro, O objectivo num futuro próximo passa por estabelecer protocolos com Associações Profissionais/Empresariais da região, potenciando o know-how gerado nestas iniciativas.

 

- Melhorar a governação e o financiamento: Diversificar as fontes de financiamento, para incrementar o investimento anual no ensino superior e da investigação, captando não só investimentos privados, mas continuando a lutar pela atribuição de investimentos públicos, nomeadamente através da FCT. Tudo isto de forma muito concreta e dirigida aos propósitos específicos, trabalhando no sentido da excelência. Aproveitar para isso a autonomia estratégica que a instituição tem, o que é uma vantagem, por poder determinar as suas próprias orientações.

 

Transversalmente, procuraremos sempre promover a igualdade de oportunidades em todas as áreas de actuação.”



Carta Erasmus EUVG


Para visualizar click aqui

 
Logo DGERT Membro de